Natural do Rio Grande do Sul, Marcelo Petrarca, chegou em Brasília com apenas 10 dias de vida. Ex-jogador de futebol profissional, o gaúcho nascido em Pelotas, primeiro se aventurou nos gramados, para só depois encontrar sua verdadeira vocação: as panelas.
Formado em gastronomia pelo Iesb/IAG, iniciou sua carreira nos renomados restaurantes brasilienses Dudu Camargo e Zuu. Mas aos 20 anos, foi para a Europa se especializar. Na Espanha, cursou a Escola de Hotelaria de Sevilha e atuou na cozinha do chef Martín Berasategui – considerado um dos melhores do mundo. Também foi para Milão, na Itália, onde trabalhou com chef Carlo Cracco.
De volta à capital, Marcelo Petrarca voltou ao Zuu, criando o próprio menu. Em seguida, passou pela cozinha do Grand Cru e Gazebo. Em 2015, então, decidiu seguir seu coração e abriu as portas do Restaurante Bloco C, ao lado dos irmãos advogados Carolina Petrarca e Daniel Petrarca. Depois, foi a vez do Reverso Restaurante, que funciona 24 horas no Hotel Blue Tree. Em 2018, por sua vez, inaugurou o Lago Restaurante.